A pauta da inclusão dos negros no mercado de trabalho em condições mais justas ganhou bastante espaço nos últimos anos, infelizmente o afroempreendedorismo e a presença de lideranças negras no mundo das startups é um tema pouco debatido.
Essa semana no episódio do desNegocio falamos com a Fernanda Ribeiro, co-fundadora e CEO da Conta Black e do Afrobusiness Brasil.
A Fernanda é uma pessoa incrível que tem muito para ensinar. Contrariando todas as estatísticas, ela é uma mulher negra que conseguiu destaque no mundo das fintechs na jornada para diminuir a desbancarizaçãp da população negra.
Neste papo falamos sobre:
1. A força de ser criada em uma família com 7 mulheres fortes
2. As barreiras simbólicas, físicas e sociais para as mulheres e a população negra crescerem nas empresas e como a Fernanda fez para quebrar barreiras.
3. A importância do letramento racial para combater o racismo no dia-a-dia e nas empresas
4. O peso colocado nos profissionais negros que precisam estar sempre se provando para conseguir espaços facilmente ocupado por brancos
5. O papel do marido da Fernanda, o Sérgio, na criação da Conta Black e como eles conciliam a vida de casal e sociedade 6. Os desafios de levantar dinheiro sendo um empreendedor preto e como a Conta Black precisou caminhar com dinheiro próprio pela dificuldade de levantar capital.
7. Como as discussões de ESG estão melhorando a perspectiva para os afroempreendedores
8. A importância de ter impacto social no centro do negócio e como a Conta Black faz isso
9. O papel perverso do endividamento e como os banco se aproveitam da fragilidade
10. Os maiores desafios para empreender sendo negro
11. Importância do uso das redes de apoio aos empreendedores pretos
12. Importância de colocar dinheiro na mão dos afroempreendedores
Não deixe de seguir o desNegocio no Instagram, Youtube e claro no Spotify.
Ouça ou assista como quiser e empreenda do seu jeito