Lucas Marques é CHRO e sócio da Méliuz, primeira startup brasileira a ser listada na bolsa brasileira (B3).
Também escreveu o livro “Empreender: a arte de se f*der todos os dias e não desistir” junto com o Israel, CEO da Méliuz.
Evitamos trazer “startupeiros” para o desNegócio, mas o Lucas é diferente.
Um cara que levanta a bandeira das startups raiz, aquelas que não se encantam com o canto da sereia e constroem empresas resilientes e cheias de propósito. Sem a preocupação com um eventual venda.
– Transição: como foi a saída de Lucas da AMBEV, onde tinha sido aceito em um dos programas de trainee mais difíceis do Brasil, para empreender e como foi sua chegada (pouco usual) na Méliuz.
– Retenção de Talentos: discutimos a importância da cultura para reter talentos no começo, quando a empresa não tem muito dinheiro para pagar salários e como a Méliuz usa o conceito de sociedade (partnership).
– Exit: como criar uma empresa pensando na venda cria decisões piores para a empresa no médio e longo prazo e eles resistiram a tentação de vender a empresa.
– Criar empresa fora de SP: a Méliuz tem escritório em BH e em Manaus e teve muita dificuldade de levantar dinheiro no começo. Isso acabou gerando um grande diferencial para a Méliuz.
– Rodadas de Investimento: como a preocupação com as rodadas de investimento criou um ambiente perverso para os empreendedores.
– Sociedade e Papeis dos Sócios: importância dos conflitos entre sócios, como criar processos decisórios que sejam bons para as empresas.
– Estrutura: como estrutura societária e de gestão deve evoluir com o tempo para se adequar aos desafios enfrentados.
– Processo de Inclusão de Novos Sócios: como é o processo da Méliuz para trazer novos sócios e o papel do conceito de captura de valor na divisão da sociedade.
– Meritocracia: como ela é importante, ao mesmo tempo, como é difícil ter uma meritocracia efetiva em uma empresa.
– ESG: como a Méliuz trata o assunto e a importância de fazer a “lição de casa” primeiro.
– IPO: o que mudou na Méliuz com a abertura de capital.
Não deixe de seguir o desNegocio no Instagram, Youtube e claro no Spotify.
Ouça ou assista como quiser e empreenda do seu jeito